segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Conheça os seres vivos mais velhos do mundo

Enquanto a maiora das pessoas viaja por aí à procura de novidades, a fotógrafa americana Rachel Sussman resolveu cair na estrada em busca dos seres velhos do planeta. Entre corais, vegetais e fungos, ela chegou a fotografar organismos com mais de 80 mil anos. Confira alguns deles abaixo. 
A planta Azorella compacta, ou Llareta, tem por volta de três mil anos e é tão densa, seca e inflamável que é usada pela população local para se aquecer nas noites de inverno. (Deserto do Atacama, Chile) 
 
As folhas enroladas da Welwitschia mirabilis são especiais porque conseguem captar a umidade da névoa do mar. (cerca de dois mil anos, Parque nacional Namib-Naukluft, Namíbia) 
 
Mais uma dos ÁlamosTremedores (80 mil anos de idade, Fish Lake, Utah, EUA) 
 
O pinheiro Spruce gran picea tem 9.500 anos de idade. Por causa de sua capacidade de autoclonagem, gerando novos galhos e troncos do mesmo sistema de raízes, é que ele vive tanto tempo. (Parque Nacional de Fulufjället, Suécia) 

O tronco da Adansonia digitata é tão grande e oco, que tem um bar-café dentro. (2 mil anos, Província do Limpopo, África do Sul) 
 
A longa vida deste abobá pode estar ao fim: depois de dois mil anos, a árvore oca se partiu em duas, o que pode causar sua morte em breve. (2 mil anos, Província do Limpopo, África do Sul)

0 comentários:

Postar um comentário

Pessoas Online